6 maneiras de fazer a mesma coisa, o que é considerado boas práticas?

As vezes tem tantas maneiras diferentes de fazer o mesmo código que nós ficamos na dúvida quanto a qual maneira usar. O que seria considerado "boa prática" pela comunidade e o que sua equipe entenderia melhor. Suponhamos que você esteja trabalhando dentro de um método de um Domain Service chamado UmDomainServiceChique(objetoDoDominio) que será chamado por uma API.Você tem uma regra de negócio chique para ser verificada que por enquanto chamarei de VerificaMinhaRegraChiqueComplexa().Você chama UmDomainServiceChique(objetoDoDominio) e caso VerificaMinhaRegraChiqueComplexa() retorne true você vai querer que UmDomainServiceChique faça o que tem que fazer e a api retornar Ok 200, caso contrário você quer que a API responda um erro qualquer, tipo BadRequest, e retornar uma mensagem dizendo que VerificaMinhaRegraChiqueComplexa deu ruim. Eu vejo 6 maneiras de fazer isso, gostaria de saber a opinião de outrs devs sobre qual seria a maneira menos gambiarrística de fazer:1) se Ver…

Revista Clube Delphi 125

A revista Clube Delphi 125 já está disponível aos assinantes e no site.
Essa revista tem uma introdução muito interessante ao desenvolvimento de aplicações para iPhone utilizando MonoDevelop, MonoTouch e a SDK do iPhone. Desenvolver aplicações para iPhone não é fácil se comparado ao desenvolvimento Win32/Windows Forms com técnicas RAD, mas a matéria explica quais são as diferenças e introduz bem o tema.
Há também um artigo sobre o Firebird 2.5. Eu já usava o 2.1 mas nem imaginava que ele tinha alguns recursos avançados, desses que você pode encontrar no MS SQL.
O artigo de capa fala sobre o Codesite. Se quer aprender a rastrear e corrigir bugs leia-o.
E há um artigo meu sobre criação de experts (plugins) para a IDE do Delphi. É um mundo totalmente novo para quem nunca viu. Há a possibilidade de interagir com units, formulários e componentes em tempo de design e automatizar tarefas, ou apresentar formulários que, se preenchidos, criam arquivos de configuração, units etc.

Vale a pena para quem quiser entrar nesse mundo de Experts e desenvolver ferramentas para programadores. Se seus usuários forer programadores também, 100% de chance de diminuir todos os seus problemas com a "destreza" alheia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Detectar o encoding de um arquivo para não corromper ao transformá-lo

erro "ora-12154: tns: não foi possível resolver o identificador de conexão especificado"

Factory Reset do Samsung Galaxy S