6 maneiras de fazer a mesma coisa, o que é considerado boas práticas?

As vezes tem tantas maneiras diferentes de fazer o mesmo código que nós ficamos na dúvida quanto a qual maneira usar. O que seria considerado "boa prática" pela comunidade e o que sua equipe entenderia melhor. Suponhamos que você esteja trabalhando dentro de um método de um Domain Service chamado UmDomainServiceChique(objetoDoDominio) que será chamado por uma API. Você tem uma regra de negócio chique para ser verificada que por enquanto chamarei de VerificaMinhaRegraChiqueComplexa(). Você chama UmDomainServiceChique(objetoDoDominio) e caso VerificaMinhaRegraChiqueComplexa() retorne true você vai querer que UmDomainServiceChique faça o que tem que fazer e a api retornar Ok 200, caso contrário você quer que a API responda um erro qualquer, tipo BadRequest, e retornar uma mensagem dizendo que VerificaMinhaRegraChiqueComplexa deu ruim. Eu vejo 6 maneiras de fazer isso, gostaria de saber a opinião de outrs devs sobre qual seria a maneira menos gambiarr

O santo graal da memória não volátil

Caminhava eu para a praça Silvio Romero a fim de  resolver minha pugna minha com a receita federal e, precavido que sou, levei minha declaração do imposto de renda E a retificação da dita cuja em duas cópias, uma em DVD e uma em pendrive.

O porque da peleja? não consigo transmitir minha maldita declaração do IR. Recebo essa mensagem de erro:

erro ao enviar arquivo
É esta a mensagem de erro


Optei por essas mídias porque ligando no 146, de Brasília, fui informado de que poderia ser em pendrive. Ao chegar lá, após pegar a senha de pré - atendimento, peguei a de ATENDIMENTO. Foi o tempo de passar 21 telas do angrybirds. Minha senha era AMF XX, AMF de Auxílio Malha Fina.

Chegando lá, a gentil e capacitada funcionária pública da receita disse que eu deveria trazer a declaração para ser transmitida por lá.  Saquei a declaração do bolso, e então ela disse que eu deveria pegar uma senha e um formulário para a retransmissão da declaração.

Peguei novamente duas senhas.

Ao ser atendido novamente (milhares de porquinhos depois) o atendente, também incrivelmente capacitado e inteligente, me passou um telefone: (11) 3757-6508. Você consegue ligar? Nem eu. Ele me disse que poderia fazer a transmissão pra mim.

Quando saquei meu DVD desperdiçado com um único arquivo de míseros 2 kb, o atendente, balançando a cabeça, disse: "- cd não pode senhor". "porque?" perguntei. "Porque cd é somente leitura e precisamos gravar o recibo de envio". Eu nem questionei, saquei meu pendrive de 8 GB e disse:  - esse grava, e muito.

- Não pode ser pendrive senhor.

- Oras,   e o que pode então?

- Disquete.

- O quê? (whaaaaaaaat)?

- Disquete senhor. Desse tipo aqui: 

- Karaleo, onde vou arrumar um desses? Tem antiquário por aqui? Tem certeza que o senhor não quer um relógio cuco ou um soldado de terracota? Onde vou arrumar uma coisa dessas.

Pois é, o cara queria um disquete

- Porque não pode ser o pendrive?

- Porque pendrives são muito suscetíveis a virus.

- E um disquete também não pode ter virus?

-NÃO.  (sério, ele disse que não)

De fato, para um virus contaminar um disquete, ele tem que ser menor que um disquete.  O que é raro para esses trojans modernos. A maioria tem mais de 1.5 MB.

Outra dificuldade é um virus ENCONTRAR um disquete. Dificuldade esta que abracei. Saí da receita alucinado em busca de um disquete. Foi uma verdadeira QUEST de RPG, daquelas que você tem que falar com todos os habitantes do vilarejo para ver se descola alguma dica útil. Cada um falando uma coisa diferente e te mandando ir em um lugar diferente. O Ferreiro te manda para o Alfaiate, que te manda para o Açougueiro, que manda para o Artesão, o Boticário, o Curandeiro, o Padre, a Bruxa .... fui em 3 papelarias e 2 lan houses. Não encontrei. Nas lan houses foi pior, porque fizeram chacota do problema: "você veio da receita né? mwuhauahuaahuau. Desista, mesmo se você tivesse um disquete você nunca, NUNCA vai encontrar um computador com drive de disquete por aqui." (de fato os computadores das duas lan houses, mesmo os servidores ou os caixas, não tinham o drive de disquete).

Disquetes são dispositivos ancestrais, que vem de tempos imemoriais. Foram criados
pouco tempo depois da roda
no alvorecer de nossa civilização, na era de ouro. Mas na inquisição quase todos foram destruídos, já que poderiam ser usados para transportar o alcorão. Dos 5 que restaram, apenas dois vieram para o Brasil nas caravelas, em 1500.  Dizem que o portador de um destes pode desvendar todos os segredos do universo. E que todos os segredos do universo têm apenas 1.44 kb e todas as outras ciências são mero  enchimento de linguiça.

Então é isso. Depois de meio dia de trabalho perdido fui comer um black dog e jogar umas partidas de fliper na Lords. Quem sabe um dia eu encontro um disquete em algum sítio arqueológico e faço a transmissão da minha declaração.... até lá acho que vou ficar sem minha restituição do IR ...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uso de memória no SQL Server

Busca de CEP com o Lazarus - Parte 1 - UrlEncode

Botão Add This para adicionar seu post em qualquer rede