6 maneiras de fazer a mesma coisa, o que é considerado boas práticas?

As vezes tem tantas maneiras diferentes de fazer o mesmo código que nós ficamos na dúvida quanto a qual maneira usar. O que seria considerado "boa prática" pela comunidade e o que sua equipe entenderia melhor. Suponhamos que você esteja trabalhando dentro de um método de um Domain Service chamado UmDomainServiceChique(objetoDoDominio) que será chamado por uma API. Você tem uma regra de negócio chique para ser verificada que por enquanto chamarei de VerificaMinhaRegraChiqueComplexa(). Você chama UmDomainServiceChique(objetoDoDominio) e caso VerificaMinhaRegraChiqueComplexa() retorne true você vai querer que UmDomainServiceChique faça o que tem que fazer e a api retornar Ok 200, caso contrário você quer que a API responda um erro qualquer, tipo BadRequest, e retornar uma mensagem dizendo que VerificaMinhaRegraChiqueComplexa deu ruim. Eu vejo 6 maneiras de fazer isso, gostaria de saber a opinião de outrs devs sobre qual seria a maneira menos gambiarr

Hook sem usar bibliotecas externas

Hooking, ou API Hooking é quando substituimos a entrada de um método qualquer por um método nosso. Assim todas as chamadas de um determinado método chamarão na verdade o método novo.

Existem outras técnicas e bibliotecas para fazer isso. Para dizer a verdade eu não sou expert nesse assunto. Geralmente as bibliotecas tem uma opção/função de callback onde você armazena uma referência à função original, assim pode chamar a função original dentro da substituta, antes ou depois do seu próprio código, para que ela possa ser mais parecida ou equivalente à original, com pouco esforço da sua parte.

Nesta biblioteca que fizemos aqui nós não temos essa opção. Uma vez substituindo a função original  não teremos mais acesso a ela, só a nova, até o momento do UnHook. Além disso não podemos chamar a função original, apenas a nova. Chamar a original dentro da nova é como a nova chamar ela mesma, e isso resulta em loop recursivo e stack overflow.

Isso significa que você é obrigado a sobrescrever inteiramente a lógica da nova.

Esses tipos, funções de API e algoritmos eu retirei (copiei) de sites que fazem patches em bugs da VCL para versões antigas do Delphi, ou que fazem substituições ao Memory Manager. O FastMM por exemplo tem um código muito parecido com esse para substituir o memory manager nativo do delphi pelo proposto por eles.

Não entendo plenamente como e porque funciona isso aqui, mas .... funciona. Quem puder me dar uma ajuda para elucidar e complementar esse assunto aqui neste blog agradeço.

Abaixo o código que eu dei uma alterada:
unit uLazHook;
{**************************************************************************************************}
{                                                                                                  }
{ The contents of this file are subject to the Mozilla Public License Version 1.1 (the "License"); }
{ you may not use this file except in compliance with the License. You may obtain a copy of the    }
{ License at http://www.mozilla.org/MPL/                                                           }
{                                                                                                  }
{ The Original Code is VCLFixPack.pas.                                                             }
{                                                                                                  }
{ The Initial Developer of the Original Code is Andreas Hausladen (Andreas.Hausladen@gmx.de).      }
{ Portions created by Andreas Hausladen are Copyright © 2008 Andreas Hausladen.                  }
{ All Rights Reserved.                                                                             }
{                                                                                                  }
{**************************************************************************************************}

{$mode objfpc}{$H+}

{$R-} // range check off
interface

type

  //abaixo alguns tipos de estruturas para obter informações da função ReadProcessMemory
  TJumpOfs = Integer;
  PPointer = ^Pointer;

  //esse serve para armazenar a distância entre os pontos de entrada da função original e da sua
  PXRedirCode = ^TXRedirCode;
  TXRedirCode = packed record
    Jump: Byte;
    Offset: TJumpOfs;
  end;

  //não faço idéia ;P
  PWin9xDebugThunk = ^TWin9xDebugThunk;
  TWin9xDebugThunk = packed record
    PUSH: Byte;
    Addr: Pointer;
    JMP: TXRedirCode;
  end;

  //menos ainda
  PAbsoluteIndirectJmp = ^TAbsoluteIndirectJmp;
  TAbsoluteIndirectJmp = packed record
    OpCode: Word;   //$FF25(Jmp, FF /4)
    Addr: PPointer;
  end;

  { TLazHook }
  TLazHook = class
  private
         FProc: Pointer;
         FDestinationProc: Pointer;
         FBackupRedirCode: TXRedirCode;
  public
        constructor Create(Proc, Dest: Pointer);
        destructor Destroy; override;
  end;


implementation
uses
  SysUtils,
  Windows,
  Classes;



//obtem o endereço do método baseado no tipo de SO
function GetActualAddr(Proc: Pointer): Pointer;

  function IsWin9xDebugThunk(AAddr: Pointer): Boolean;
  begin
    //não faço idéia do que significam esses endereços
    Result := (AAddr <> nil) and
              (PWin9xDebugThunk(AAddr)^.PUSH = $68) and
              (PWin9xDebugThunk(AAddr)^.JMP.Jump = $E9);
  end;

begin
  if Proc <> nil then
  begin
    if (Win32Platform <> VER_PLATFORM_WIN32_NT) and IsWin9xDebugThunk(Proc) then
      Proc := PWin9xDebugThunk(Proc)^.Addr;
    //não faço idéia do que significa esse $25ff
    if (PAbsoluteIndirectJmp(Proc)^.OpCode = $25FF) then
      Result := PAbsoluteIndirectJmp(Proc)^.Addr^
    else
      Result := Proc;
  end
  else
    Result := nil;
end;


//cria o hook (substitui uma função na memória pela sua)
procedure HookProc(Proc, Dest: Pointer; var BackupCode: TXRedirCode);
var
  n: DWORD;
  Code: TXRedirCode;
begin
  Proc := GetActualAddr(Proc);
  Assert(Proc <> nil);
  if ReadProcessMemory(GetCurrentProcess, Proc, @BackupCode, SizeOf(BackupCode), n) then
  begin
    //não sei porque deve ser $E9 nem o que significa, só sei que é 233 em hexadecimal
    Code.Jump := $E9;
    Code.Offset := PAnsiChar(Dest) - PAnsiChar(Proc) - SizeOf(Code);
    WriteProcessMemory(GetCurrentProcess, Proc, @Code, SizeOf(Code), n);
  end;
end;

//faz voltar ao normal
procedure UnhookProc(Proc: Pointer; var BackupCode: TXRedirCode);
var
  n: Cardinal;
begin
  if (BackupCode.Jump <> 0) and (Proc <> nil) then
  begin
    Proc := GetActualAddr(Proc);
    Assert(Proc <> nil);
    WriteProcessMemory(GetCurrentProcess, Proc, @BackupCode, SizeOf(BackupCode), n);
    BackupCode.Jump := 0;
  end;
end;




{ TLazHook }

//atalho para criar o hook com a facilidade de se usar uma classe
constructor TLazHook.Create(Proc, Dest: Pointer);
begin
     FProc:=Proc;
     FDestinationProc:=Dest;
     HookProc(FProc ,FDestinationProc, FBackupRedirCode);
end;

//destruindo o hook e voltando a procedure ao normal
destructor TLazHook.Destroy;
begin
  UnhookProc(FProc, FBackupRedirCode);
  inherited Destroy;
end;

end.


Agora o código usado para testar o Hook. Repare que são necessários 3 passos:
1) Definir a sua propria função, que deve ter a mesma assinatura que a função (método ou procedimento) hookada/substituída.
2) Criar o objeto de Hook passando como parâmetro ponteiros para os métodos de origem e destino e manter uma referência a este objeto até a hora de destruí-lo
3) quando o hook não for mais necessário ou no momento de fechar o programa devemos desfazer o hook.

No exemplo eu uso uma função com a mesma assinatura que a ShowMessage, chamada MyShowMessage, mas que internamente usa a messagebox, para substituir a ShowMessage. Eu comentei esse exemplo e abaixo fiz outro mais complexo, o contrário: eu sobrescrevo a api do windows MessageBox com uma função minha de mesma assinatura mas com chamada ao ShowMessage internamente. É importante aqui o uso de stdcall para indicar a ordem correta dos argumentos da função, pois a api do windows foi feita em C/C++.

unit Unit1; 

{$mode objfpc}{$H+}

interface

uses
  Classes, SysUtils, FileUtil, LResources, Forms, Controls, Graphics, Dialogs,
  StdCtrls, uLazHook, windows;

type

  { TfrmHook }

  TfrmHook = class(TForm)
    btCriaHook: TButton;
    btMetodoOriginal: TButton;
    btMeuMetodo: TButton;
    btDestroiHook: TButton;
    procedure btCriaHookClick(Sender: TObject);
    procedure btMetodoOriginalClick(Sender: TObject);
    procedure btMeuMetodoClick(Sender: TObject);

  private
    { private declarations }
  public
    { public declarations }
    FHook: TLazHook;
  end;


var
  frmHook: TfrmHook;

  //minha procedure personalizada
  procedure MyShowMessage(const aMsg: string);
  function MyMessageBox(hWnd:HWND; lpText:LPCSTR; lpCaption:LPCSTR; uType:UINT):longint; stdcall; //stdcall pq a api foi feita em C


implementation

//minha procedure personalizada
procedure MyShowMessage(const aMsg: string);
begin

     //algo feito no início

     //chamada a procedure original
     MessageBox(0, pchar(aMsg), 'Mensagem', MB_ICONINFORMATION);

     //algo feito no fim

end;

function MyMessageBox(hWnd:HWND; lpText:LPCSTR; lpCaption:LPCSTR; uType:UINT):longint; stdcall;
begin
     ShowMessage(string(lpText));
     Result := 0;
end;

{ TfrmHook }

procedure TfrmHook.btCriaHookClick(Sender: TObject);
begin
     {
     FHook := TLazHook.Create(
           @ShowMessage, //ponteiro para a procedure original (seu código vai ser copiado na procedure acima)
           @MyShowMessage //procedure Destino, a que fizemos para substituir
     );
     }

     FHook := TLazHook.Create(
           @MessageBox, //ponteiro para a procedure original (seu código vai ser copiado na procedure acima)
           @MyMessageBox //procedure Destino, a que fizemos para substituir
     );
end;

procedure TfrmHook.btMetodoOriginalClick(Sender: TObject);
begin
     //ShowMessage('Hello World');
     MessageBox(0, 'Hello World', 'Mensagem', 0);
end;

procedure TfrmHook.btMeuMetodoClick(Sender: TObject);
begin
  //MyShowMessage('Hello World');
  MyMessageBox(0, 'Hello World', 'Mensagem', 0);
end;



initialization
  {$I unit1.lrs}

end.


Nesse exemplo só podemos hookar/enganchar/sobrescrever (não faço idéia do termo correto em português) funções no próprio processo e não no windows inteiro. Ainda não sei fazer a parte de injeção de "código" em dll's.
Funciona em Delphi e Lazarus. Para alternar entre os exemplos descomente os de cima e comente os de baixo.

Faça o download e divirta-se ;)

Comentários

  1. "não sei porque deve ser $E9 nem o que significa, só sei que é 233 em hexadecimal"

    E9 é o código hexadecimal para o mnemônico JUMP em assembly.

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