Clube Delphi número 122

Pela primeira vez a Revista Clube Delphi traz em sua capa um artigo sobre Lazarus e Free Pascal. Para quem não conhece o Lazarus trata-se de uma IDE para se trabalhar com Free Pascal e auxiliar o Desenvolvimento RAD ou OO de uma maneira muito semelhante ao Delphi 7.

O Compilador AINDA não tem todos os recursos que o moderno compilador do Delphi XE, como generics por exemplo, mas isso não é um impedimento. Já é possível criar aplicações robustas em Lazarus.

Na capa podemos ver um lindo Guepardo. Para quem não sabe a diferença entre Guepardo e Leopardo veja aqui.

Para quem gosta de POO e Design Patterns foi publicado um artigo meu, a ser dividido em 3 partes, sobre Abstract Factory e Factory Methods. No começo do artigo é explicado como criar classes e formulários de acordo com variáveis externas, sem usar nenhum IF. O que fazemos é delegar a responsabilidade de criar uma instância de um objeto a alguém que realmente saiba como criar e preparar esse objeto. Assim nós podemos isolar a classe que precisa de um objeto de uma linhagem ou interface qualquer da unidade que a implementa concretamente.

Na última parte falaremos sobre como criar uma aplicação totalmente independente de Banco de Dados e de Tecnologia de Acesso (componente) utilizando estas tecnicas.

Espero que todos tenham uma agradável leitura ;)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Detectar o encoding de um arquivo para não corromper ao transformá-lo

erro "ora-12154: tns: não foi possível resolver o identificador de conexão especificado"

Quebras de linha no Delphi 2010