6 maneiras de fazer a mesma coisa, o que é considerado boas práticas?

As vezes tem tantas maneiras diferentes de fazer o mesmo código que nós ficamos na dúvida quanto a qual maneira usar. O que seria considerado "boa prática" pela comunidade e o que sua equipe entenderia melhor. Suponhamos que você esteja trabalhando dentro de um método de um Domain Service chamado UmDomainServiceChique(objetoDoDominio) que será chamado por uma API. Você tem uma regra de negócio chique para ser verificada que por enquanto chamarei de VerificaMinhaRegraChiqueComplexa(). Você chama UmDomainServiceChique(objetoDoDominio) e caso VerificaMinhaRegraChiqueComplexa() retorne true você vai querer que UmDomainServiceChique faça o que tem que fazer e a api retornar Ok 200, caso contrário você quer que a API responda um erro qualquer, tipo BadRequest, e retornar uma mensagem dizendo que VerificaMinhaRegraChiqueComplexa deu ruim. Eu vejo 6 maneiras de fazer isso, gostaria de saber a opinião de outrs devs sobre qual seria a maneira menos gambiarr

GEBRASA nunca mais - sobre e-commerce

Trabalho com e-commerce, mas não farei aqui um post sobre desenvolvimento de e-commerce e sim sobre gerência de e-commerce.

Qual é a principal preocupação do cliente, e a principal dúvida ao comprar em uma loja "online"? A dúvida é sempre a mesma: "será que a empresa vai entregar?"

O pagamento se dá de maneira muito fácil, via cartão de crédito. Mas caso haja algum problema o cliente sabe que o estorno é um inferno. Se o pagamento é intermediado por uma dessas MOIP ou PagSeguro da vida é pior, pois existe mais uma camada intermediária para atravancar o estorno, que pode demorar até 45 dias e fazer com que a empresa simplesmente tome posse de dinheiro seu emprestado, sem juros.

Algumas empresas se confundem ou se enganam na hora de entregar um produto, o que é até aceitável, e entregam o produto errado. Depois demoram muito para devolver o dinheiro ou trocar o produto (Submarino, por exemplo). Mas talvez a demora seja causada pela massa: um volume muito grande de clientes, pedidos, produtos.

Outras empresas fazem a chamada venda de cauda longa: elas vendem um produto mesmo não tendo no estoque, mas É CERTEZA que o produto existe no estoque dos fornecedores, e não está esgotado. Com isso a  empresa pode solicitar o produto do fornecedor sob demanda e mandar despachar para o cliente. É como "just in time".

Um e-commerce nunca, NUNCA deveria fazer venda de cauda longa de algo que depende de fabricante e não de distribuidor, ou seja, de um produto que deva ser FABRICADO. Tampouco deveria fazer venda de cauda longa de um produto sazonal .

Bom, essa bronca é para a GEBRASA, empresa na qual eu NUNCA MAIS COMPRAREI e DESACONSELHO FORTEMENTE.

Comprei um simples hack, um quadrado de madeira (ou coisa que o valha) para colocar meu pc, monitor e impressora, paguei, e não vi a cor até hoje, dois meses depois. Coisa que se eu tivesse comprado numa loja qualquer estaria levando pra casa no mesmo dia.

Se a empresa me mandasse periodicamente um e-mail me posicionando sobre o status do meu pedido, ou ligasse ou mandasse um e-mail se desculpando e mandando um prazo ou oferecendo a devolução do meu dinheiro eu não ficaria nervoso, pois sei que essas coisas acontecem.  Mas a GEBRASA, além de não dar prazo e dizer que não tem previsão de entrega foi estupidamente mal educada no atendimento por e-mail, dizendo simplesmente: "você não leu no site? lá está escrito que há um prazo de 10 dias para verificar a disponibilidade do produto no estoque.". É verdade, mas não se passaram 10 dias, se passaram 58, para ser mais exato.

Como o pagamento foi feito via MOIP, teria que aguardar a MOIP entrar em "disputa" com eles. Não tenho paciência para isso, ficar ouvindo musiquinha em ura...

Perdoem-me meus leitores, eu nunca pronuncio palavras vulgares, de baixo calão e profanidades no meu blog técnico, mas .... pra puta que o pariu com essa merda.

Depois de 4 trocas de e-mails com muita desconsideração e descaso com o cliente entrei no reclame aqui, procon e entrei em contato com a VISA para estorno do meu pagamento, tudo de uma vez. Para a VISA ainda tive que mandar um FAX (o que é isso meu Deus? Falando a verdade, nunca tinha usado um desses antes....) enorme cheio de firulas e burocracias.

Espero sinceramente que a GEBRASA feche as portas da maneira mais humilhante possível. No mais, desculpem-me pelo desabafo, prometo que o próximo post será tech, com certeza.

Comentários

  1. Pelo que eu vi pessoas reclamando na net, a loja nem existe, é uma empresa fantasma, uma quadrilha... será?

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  2. Bom, se é vamos saber em breve, pois eu já denunciei no procon, na polícia e no safernet.

    Se a empresa não existe o procon e o juizado especial (JEC) não ajudariam em nada. Mas eu posso acionar o procon ou o JEC contra a MOIP, já que se ela é intermediadora do pagamento, ela que deveria verificar a procedência da loja. Na minha conta/fatura os débitos estão vindo em nome da MOIP.

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  3. Antes de comprar QUALQUER produto de uma empresa que não conhece , é sempre interessante PESQUISAR antes sobre essa empresa.
    A Gebrasa tem um histórico ruim no reclameaqui.
    Eu não compraria dessa empresa em 1o lugar.
    http://www.reclameaqui.com.br/indices/15940/gebrasa-online/

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  4. Então TRON, eu sei disso, mas o problema é que eu pedi pra minha esposa comprar, e pedi pra pesquisar só o preço e o produto, a culpa foi minha na verdade. Ela não é obrigada a pesquisar a procedência ou segurança da loja, fuçar no reclame aqui, verificar o certificado de segurança, não iria dar esse trabalho a ela e teoricamente nenhum usuário leigo deveria ter esse trabalho. Ela entrou em contato com a loja o que significava que eles tinham um SAC, e tinha depoimentos de gente que comprou e gostou, para o usuário leigo isso é suficiente.

    Fica a dica pra quem trabalha com e-commerce, tanto na "infantaria" (gerentes, vendedores, marqueteiros, SAC) como na "retaguarda" (programadores, designers etc):

    1) A pior coisa para o seu negócio na web é sua empresa ser mencionada negativamente no reclame aqui.
    2) Empresas que usam intermediadores de pagamento como MOIP ou PagSeguro o fazem por não possuir recursos para usar um GATEWAY de pagamento ou criar um próprio, então são passíveis de desconfiança.

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  5. Olá, fui vítima dessa loja também, por comprar por impulso, somente liguei no 0800, vi que atenderam, pensei que não teria problemas, mas até hoje não entregaram, cancelei a compra e até hoje não me pagaram, estou entrando com processo judicial no Juizado Especial Cível, mas se a empresa for fantasma mesmo, sei que dificilmente vou receber meu dinheiro, mas impressionante é saber que eles tem feito isso pelo menos desde janeiro de 2010, pois é desde quando tem reclamações no Reclame Aqui, normalmente esses tipos de situações duram pouco tempo, pois logo dão um jeito de tirar o site fora do ar, fechar a empresa ou coisa assim, o cnpj é registrado desde 2004, e encontra-se ativo no site da Receita Federal, teve alguma resolução para o seu Problema?

    Abraço

    Bruno

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  6. Cara, se você pagou com cartão de crédito simplesmente ligue para a operadora e extorne. Isso funciona.

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  7. Gostaria de saber o CNPJ da Gebrasa, pois estou vendo que terei de recorrer a Justiça, visto que estão me enrolando desde 12/01/2011(não entregaram, não fizeram o estorno, troquei por outro produto e até agora nada).
    Se alguem puder me fornecer o cnpj agradeço.

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  8. Pessoal, eu comprei e com muita luta recebi o meu produto porem, estou com processo contra eles e agora, a Justiça não encontra o logadouro para cobrar o processo.!!! NÃO COMPREM NO SITE DLES, é furada !!!

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  9. Ola boa noite tambem comprei um monitor 3D para o meu pc na gebrasa não me entregaram e nem me devolveram o dinheiro o pag seguro esta conivente com esses ladrões pois segundo eles só podem fazer alguma coisa no prazo de 14 dias porem a GEBRASA te da o prazo inicial de entrega de 45 dias como vc pode reclamar antes desse prazo ja é um rolo das duas empresas valeu.

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