terça-feira, 15 de março de 2011

GEBRASA nunca mais - sobre e-commerce

Trabalho com e-commerce, mas não farei aqui um post sobre desenvolvimento de e-commerce e sim sobre gerência de e-commerce.

Qual é a principal preocupação do cliente, e a principal dúvida ao comprar em uma loja "online"? A dúvida é sempre a mesma: "será que a empresa vai entregar?"

O pagamento se dá de maneira muito fácil, via cartão de crédito. Mas caso haja algum problema o cliente sabe que o estorno é um inferno. Se o pagamento é intermediado por uma dessas MOIP ou PagSeguro da vida é pior, pois existe mais uma camada intermediária para atravancar o estorno, que pode demorar até 45 dias e fazer com que a empresa simplesmente tome posse de dinheiro seu emprestado, sem juros.

Algumas empresas se confundem ou se enganam na hora de entregar um produto, o que é até aceitável, e entregam o produto errado. Depois demoram muito para devolver o dinheiro ou trocar o produto (Submarino, por exemplo). Mas talvez a demora seja causada pela massa: um volume muito grande de clientes, pedidos, produtos.

Outras empresas fazem a chamada venda de cauda longa: elas vendem um produto mesmo não tendo no estoque, mas É CERTEZA que o produto existe no estoque dos fornecedores, e não está esgotado. Com isso a  empresa pode solicitar o produto do fornecedor sob demanda e mandar despachar para o cliente. É como "just in time".

Um e-commerce nunca, NUNCA deveria fazer venda de cauda longa de algo que depende de fabricante e não de distribuidor, ou seja, de um produto que deva ser FABRICADO. Tampouco deveria fazer venda de cauda longa de um produto sazonal .

Bom, essa bronca é para a GEBRASA, empresa na qual eu NUNCA MAIS COMPRAREI e DESACONSELHO FORTEMENTE.

Comprei um simples hack, um quadrado de madeira (ou coisa que o valha) para colocar meu pc, monitor e impressora, paguei, e não vi a cor até hoje, dois meses depois. Coisa que se eu tivesse comprado numa loja qualquer estaria levando pra casa no mesmo dia.

Se a empresa me mandasse periodicamente um e-mail me posicionando sobre o status do meu pedido, ou ligasse ou mandasse um e-mail se desculpando e mandando um prazo ou oferecendo a devolução do meu dinheiro eu não ficaria nervoso, pois sei que essas coisas acontecem.  Mas a GEBRASA, além de não dar prazo e dizer que não tem previsão de entrega foi estupidamente mal educada no atendimento por e-mail, dizendo simplesmente: "você não leu no site? lá está escrito que há um prazo de 10 dias para verificar a disponibilidade do produto no estoque.". É verdade, mas não se passaram 10 dias, se passaram 58, para ser mais exato.

Como o pagamento foi feito via MOIP, teria que aguardar a MOIP entrar em "disputa" com eles. Não tenho paciência para isso, ficar ouvindo musiquinha em ura...

Perdoem-me meus leitores, eu nunca pronuncio palavras vulgares, de baixo calão e profanidades no meu blog técnico, mas .... pra puta que o pariu com essa merda.

Depois de 4 trocas de e-mails com muita desconsideração e descaso com o cliente entrei no reclame aqui, procon e entrei em contato com a VISA para estorno do meu pagamento, tudo de uma vez. Para a VISA ainda tive que mandar um FAX (o que é isso meu Deus? Falando a verdade, nunca tinha usado um desses antes....) enorme cheio de firulas e burocracias.

Espero sinceramente que a GEBRASA feche as portas da maneira mais humilhante possível. No mais, desculpem-me pelo desabafo, prometo que o próximo post será tech, com certeza.

9 comentários:

  1. Pelo que eu vi pessoas reclamando na net, a loja nem existe, é uma empresa fantasma, uma quadrilha... será?

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  2. Bom, se é vamos saber em breve, pois eu já denunciei no procon, na polícia e no safernet.

    Se a empresa não existe o procon e o juizado especial (JEC) não ajudariam em nada. Mas eu posso acionar o procon ou o JEC contra a MOIP, já que se ela é intermediadora do pagamento, ela que deveria verificar a procedência da loja. Na minha conta/fatura os débitos estão vindo em nome da MOIP.

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  3. Antes de comprar QUALQUER produto de uma empresa que não conhece , é sempre interessante PESQUISAR antes sobre essa empresa.
    A Gebrasa tem um histórico ruim no reclameaqui.
    Eu não compraria dessa empresa em 1o lugar.
    http://www.reclameaqui.com.br/indices/15940/gebrasa-online/

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  4. Então TRON, eu sei disso, mas o problema é que eu pedi pra minha esposa comprar, e pedi pra pesquisar só o preço e o produto, a culpa foi minha na verdade. Ela não é obrigada a pesquisar a procedência ou segurança da loja, fuçar no reclame aqui, verificar o certificado de segurança, não iria dar esse trabalho a ela e teoricamente nenhum usuário leigo deveria ter esse trabalho. Ela entrou em contato com a loja o que significava que eles tinham um SAC, e tinha depoimentos de gente que comprou e gostou, para o usuário leigo isso é suficiente.

    Fica a dica pra quem trabalha com e-commerce, tanto na "infantaria" (gerentes, vendedores, marqueteiros, SAC) como na "retaguarda" (programadores, designers etc):

    1) A pior coisa para o seu negócio na web é sua empresa ser mencionada negativamente no reclame aqui.
    2) Empresas que usam intermediadores de pagamento como MOIP ou PagSeguro o fazem por não possuir recursos para usar um GATEWAY de pagamento ou criar um próprio, então são passíveis de desconfiança.

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  5. Olá, fui vítima dessa loja também, por comprar por impulso, somente liguei no 0800, vi que atenderam, pensei que não teria problemas, mas até hoje não entregaram, cancelei a compra e até hoje não me pagaram, estou entrando com processo judicial no Juizado Especial Cível, mas se a empresa for fantasma mesmo, sei que dificilmente vou receber meu dinheiro, mas impressionante é saber que eles tem feito isso pelo menos desde janeiro de 2010, pois é desde quando tem reclamações no Reclame Aqui, normalmente esses tipos de situações duram pouco tempo, pois logo dão um jeito de tirar o site fora do ar, fechar a empresa ou coisa assim, o cnpj é registrado desde 2004, e encontra-se ativo no site da Receita Federal, teve alguma resolução para o seu Problema?

    Abraço

    Bruno

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  6. Cara, se você pagou com cartão de crédito simplesmente ligue para a operadora e extorne. Isso funciona.

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  7. Gostaria de saber o CNPJ da Gebrasa, pois estou vendo que terei de recorrer a Justiça, visto que estão me enrolando desde 12/01/2011(não entregaram, não fizeram o estorno, troquei por outro produto e até agora nada).
    Se alguem puder me fornecer o cnpj agradeço.

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  8. Pessoal, eu comprei e com muita luta recebi o meu produto porem, estou com processo contra eles e agora, a Justiça não encontra o logadouro para cobrar o processo.!!! NÃO COMPREM NO SITE DLES, é furada !!!

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  9. Ola boa noite tambem comprei um monitor 3D para o meu pc na gebrasa não me entregaram e nem me devolveram o dinheiro o pag seguro esta conivente com esses ladrões pois segundo eles só podem fazer alguma coisa no prazo de 14 dias porem a GEBRASA te da o prazo inicial de entrega de 45 dias como vc pode reclamar antes desse prazo ja é um rolo das duas empresas valeu.

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