6 maneiras de fazer a mesma coisa, o que é considerado boas práticas?

As vezes tem tantas maneiras diferentes de fazer o mesmo código que nós ficamos na dúvida quanto a qual maneira usar. O que seria considerado "boa prática" pela comunidade e o que sua equipe entenderia melhor. Suponhamos que você esteja trabalhando dentro de um método de um Domain Service chamado UmDomainServiceChique(objetoDoDominio) que será chamado por uma API.Você tem uma regra de negócio chique para ser verificada que por enquanto chamarei de VerificaMinhaRegraChiqueComplexa().Você chama UmDomainServiceChique(objetoDoDominio) e caso VerificaMinhaRegraChiqueComplexa() retorne true você vai querer que UmDomainServiceChique faça o que tem que fazer e a api retornar Ok 200, caso contrário você quer que a API responda um erro qualquer, tipo BadRequest, e retornar uma mensagem dizendo que VerificaMinhaRegraChiqueComplexa deu ruim. Eu vejo 6 maneiras de fazer isso, gostaria de saber a opinião de outrs devs sobre qual seria a maneira menos gambiarrística de fazer:1) se Ver…

Primeiras impressões com Python

O Python é uma linguagem interpretada, dinâmica e multi-plataforma. Roda em qualquer máquina que contenha o seu runtime. É possível "compilar" um programa em python de modo que ele se transforme numa espécie de bytecodes, de tamanho menor, interpretado mais rapidamente pelo runtime. Nesses aspectos ele é semelhante a linguagens como Java, PHP e Ruby.

Você pode usar a GTK ou a API do windows para gerar programas desktop com o python, onde é possível ter janelas, botões etc. Mas o python é muito forte também ( e me arrisco a dizer : principalmente) na web. Web Servers como o Apache tem módulos que interpretam python, e ele pode ser assim usado como linguagem para páginas dinâmicas. Há frameworks que facilitam essa tarefa, como o Django, que contém uma série de classes para se criar sites dinâmicos e bem elaborados. Há inclusive redes sociais feitas com essa dupla.

Vou começar aqui um pequeno tutorial de Python e falar das minhas primeiras impressões com a linguagem.
Uma coisa muito importante no Python é a identação: ela é levada em conta na hora de encadear if's ou laços, e é interpretada como sendo parte do programa. Ou seja, a correta identação substitui os Begin ... End da vida, ou { e }.

Isso ajuda a criar programas bem legíveis e que não se percam em uma infinidade de if's ou laços aninhados.

Um exemplo:

Salvando um arquivo TXT

import string

class LogFile():
    
    def SalvaLog(self, text):
  arq = open ("c:\\teste\\meuarquivo.txt", 'a+')
  arq.write (text)
  arq.close ()
 
a = LogFile ()
a.SalvaLog ("meu teste de escrever em arquivo\nmuito legal")




Por enquanto é isso.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Detectar o encoding de um arquivo para não corromper ao transformá-lo

erro "ora-12154: tns: não foi possível resolver o identificador de conexão especificado"

Factory Reset do Samsung Galaxy S