6 maneiras de fazer a mesma coisa, o que é considerado boas práticas?

As vezes tem tantas maneiras diferentes de fazer o mesmo código que nós ficamos na dúvida quanto a qual maneira usar. O que seria considerado "boa prática" pela comunidade e o que sua equipe entenderia melhor. Suponhamos que você esteja trabalhando dentro de um método de um Domain Service chamado UmDomainServiceChique(objetoDoDominio) que será chamado por uma API. Você tem uma regra de negócio chique para ser verificada que por enquanto chamarei de VerificaMinhaRegraChiqueComplexa(). Você chama UmDomainServiceChique(objetoDoDominio) e caso VerificaMinhaRegraChiqueComplexa() retorne true você vai querer que UmDomainServiceChique faça o que tem que fazer e a api retornar Ok 200, caso contrário você quer que a API responda um erro qualquer, tipo BadRequest, e retornar uma mensagem dizendo que VerificaMinhaRegraChiqueComplexa deu ruim. Eu vejo 6 maneiras de fazer isso, gostaria de saber a opinião de outrs devs sobre qual seria a maneira menos gambiarr

Delphi Tour 2010 - Eu Fui ^^

Ontem foi dia de Delphi Tour 2010, em São Paulo, no Maksoud Plaza Hotel. 


Tirei umas fotos, fiz umas gravações, depois eu posto as fotos aqui.


Dentre os destaques, podemos citar:


Agora a Embarcadero trabalha com o sistema de licenciamento All Access, onde você compra uma licença e tem acesso a todos os produtos da empresa.


Desenvolvimento mobile: Travado por dois motivos: se por um lado o Delphi Prism + MonoTouch  + Mono está de vento em popa, a Apple resolveu atravancar tudo colocando uma cláusula no contrato de desenvolvimento do IPhone (ipod, ipad etc) dizendo que somente os softwares desenvolvidos em objective-c serão permitidos no IPhone. É a mesma briga que ela comprou com a adobe. (não sei porque, os frameworks e vm's que rodam dentro dele já não são feitos em OC ?? Se continuar desse jeito, esquece java para o iphone).

Por outro lado, o novo windows 7 mobile será totalmente baseado em silverlight, mas não se sabe se ele terá suporte a todas as características do .net compact framework ou se as aplicações vão ser desenvolvidas apenas em silverlight. 
Então, se você planeja entrar no mercado mobile com Delphi Prism ou mesmo C#, ESPERE.


Por falar em Prism, a versão 2011 será compatível com o .Net frwk 4.0 e terá todos os seus recursos. Um recurso muito interessante que será incorporado é o suporte a importação de código em C#. Assim, se você encontrar um template ou exemplo num blog em C#, é só dar ctrl-c que no Prism aparecerá a opção "paste as Delphi Prism". Muito bom.


Convenhamos, um código escrito em qualquer linguagem compliante com o .net pode ser facilmente portado para qualquer outra linguagem. E ao ler o mesmo código em linguagens diferentes (VB, C#, Oxygene) você acaba tendo a impressão de que os códigos estão escritos na mesma linguagem.


Foi falado um pouco do sistema de log da codesite, parece que agora virá junto com o produto, e foi falado do monodevelop, para desenvolvimento com o prism para Apple Mac OS X. (Salvo restrições acima????)


Achei interessante o DB optimzer, vou recomendar na minha empresa mesmo que nosso foco aqui seja C# e SQL Server.


De matar mesmo foi a integração com a API do skype. Pena que não tive memória suficiente no meu card pra gravar essa parte. Mas é possível usar as messages do windows  e a API para fazer de tudo com o skype.  Esse artigo vai te ajudar a iniciar com a API do windows. Posteriormente eu postarei algo sobre o Skype. Pesquise na web, e no proprio site do Skype e encontrará exemplos e tutoriais.



Comentários

  1. Que burro, esqueci do evento ontem. Acredita?
    Mané, acho que é a quantidade de trampo.

    Manda ai rapaz, abs.

    ResponderExcluir
  2. Putz cara, q zica! Eu sei bem como é excesso de trabalho.... to atrazadaço em um monte de coisas. Passei mais de um mês batido sem postar.

    Eu gravei o audio (com um mp4, não deve ter ficado muito bom) e gravei 10 minutos do overview. Não sei o que pode e o que não pode publicar desse conteúdo, será que tem problema?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Uso de memória no SQL Server

Busca de CEP com o Lazarus - Parte 1 - UrlEncode

Botão Add This para adicionar seu post em qualquer rede