6 maneiras de fazer a mesma coisa, o que é considerado boas práticas?

As vezes tem tantas maneiras diferentes de fazer o mesmo código que nós ficamos na dúvida quanto a qual maneira usar. O que seria considerado "boa prática" pela comunidade e o que sua equipe entenderia melhor. Suponhamos que você esteja trabalhando dentro de um método de um Domain Service chamado UmDomainServiceChique(objetoDoDominio) que será chamado por uma API.Você tem uma regra de negócio chique para ser verificada que por enquanto chamarei de VerificaMinhaRegraChiqueComplexa().Você chama UmDomainServiceChique(objetoDoDominio) e caso VerificaMinhaRegraChiqueComplexa() retorne true você vai querer que UmDomainServiceChique faça o que tem que fazer e a api retornar Ok 200, caso contrário você quer que a API responda um erro qualquer, tipo BadRequest, e retornar uma mensagem dizendo que VerificaMinhaRegraChiqueComplexa deu ruim. Eu vejo 6 maneiras de fazer isso, gostaria de saber a opinião de outrs devs sobre qual seria a maneira menos gambiarrística de fazer:1) se Ver…

Artigo sobre ponteiros na Clube Delphi 118

Saiu mais um artigo meu na revista Clube Delphi n° 118.
Trata-se de um artigo sobre ponteiros. Um assunto um tanto acadêmico, mas muito esquecido e negligenciado hoje em dia devido a facilidade com que os ambientes modernos, gerenciados, lidam com a alocação de memória e as estruturas de dados e referências.

Ponteiros são essenciais para se manipular estrutura de dados em qualquer linguagem. E no Delphi, um objeto é um ponteiro, tratado de maneira diferente nos bastidores do compilador.

Espero que esse artigo ajude os alunos iniciantes na disciplina de estrutura de dados, nos cursos de Processamento de Dados e Ciência da Computação.

Os programadores mais "veteranos" podem se beneficiar desses artigos ao lidar com integrações diretas com hardware específicos onde, além de um pouco de assembly, temos de manibular bits e endereços de memória "na unha".

O artigo pode ser lido  no leitor digital da editora DevMedia

Have Fun =]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Detectar o encoding de um arquivo para não corromper ao transformá-lo

erro "ora-12154: tns: não foi possível resolver o identificador de conexão especificado"

Factory Reset do Samsung Galaxy S