6 maneiras de fazer a mesma coisa, o que é considerado boas práticas?

As vezes tem tantas maneiras diferentes de fazer o mesmo código que nós ficamos na dúvida quanto a qual maneira usar. O que seria considerado "boa prática" pela comunidade e o que sua equipe entenderia melhor. Suponhamos que você esteja trabalhando dentro de um método de um Domain Service chamado UmDomainServiceChique(objetoDoDominio) que será chamado por uma API. Você tem uma regra de negócio chique para ser verificada que por enquanto chamarei de VerificaMinhaRegraChiqueComplexa(). Você chama UmDomainServiceChique(objetoDoDominio) e caso VerificaMinhaRegraChiqueComplexa() retorne true você vai querer que UmDomainServiceChique faça o que tem que fazer e a api retornar Ok 200, caso contrário você quer que a API responda um erro qualquer, tipo BadRequest, e retornar uma mensagem dizendo que VerificaMinhaRegraChiqueComplexa deu ruim. Eu vejo 6 maneiras de fazer isso, gostaria de saber a opinião de outrs devs sobre qual seria a maneira menos gambiarr

Clube Delphi 123

Tanta correria esse mês, com a pós graduação, artigos e projetos que nem deu tempo de postar nada sobre a revista Clube Delphi 123.

A revista está excelente, pra variar, com ótimos artigos.

Começando por um artigo sobre injeção de dependência do Paulo Quicoli, e mais um artigo sobre Lazarus e Free Pascal de Daniel Simões Almeida, esses dois apenas para citar.

Nesta edição há a segunda parte do meu artigo sobre design patterns onde falamos mais um pouco sobre factory methods. Espero que seja útil a todos.

Uma técnica que ficou de fora desse artigo, para elaborar factories é a técnica de registrar classes com registerclass e depois usar o tipo/metaclasse TPersistentClass para obter a classe pelo nome (string) e criá-la.

Esse método você pode conferir no meu último post sobre metaprogramação no delphi e no lazarus.

Espero que seja útil a todos e happy coding ;)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Busca de CEP com o Lazarus - Parte 1 - UrlEncode

Botão Add This para adicionar seu post em qualquer rede

Uso de memória no SQL Server