6 maneiras de fazer a mesma coisa, o que é considerado boas práticas?

As vezes tem tantas maneiras diferentes de fazer o mesmo código que nós ficamos na dúvida quanto a qual maneira usar. O que seria considerado "boa prática" pela comunidade e o que sua equipe entenderia melhor. Suponhamos que você esteja trabalhando dentro de um método de um Domain Service chamado UmDomainServiceChique(objetoDoDominio) que será chamado por uma API.Você tem uma regra de negócio chique para ser verificada que por enquanto chamarei de VerificaMinhaRegraChiqueComplexa().Você chama UmDomainServiceChique(objetoDoDominio) e caso VerificaMinhaRegraChiqueComplexa() retorne true você vai querer que UmDomainServiceChique faça o que tem que fazer e a api retornar Ok 200, caso contrário você quer que a API responda um erro qualquer, tipo BadRequest, e retornar uma mensagem dizendo que VerificaMinhaRegraChiqueComplexa deu ruim. Eu vejo 6 maneiras de fazer isso, gostaria de saber a opinião de outrs devs sobre qual seria a maneira menos gambiarrística de fazer:1) se Ver…

Criando um identificador único no excel

Para criar um identificador único no exel, tanto para identificar uma linha sem repetições como para fazer scripts para exportar os dados do excel para um banco de dados é necessário abrir o editor de código VBA do excel, na aba Developer.
Caso a guia não esteja aparecendo para você clique em file -> options -> customize ribbon e marque a opção developer à direita.

Na aba developer abra o editor do visual basic, crie um novo módulo e adicione o código.

Public Function NewId() As String
    NewId = Mid$(CreateObject("Scriptlet.TypeLib").Guid, 2, 36)
End Function

Public Function NewGuid() As String
    NewGuid = CreateObject("Scriptlet.TypeLib").Guid
End Function




A função NewId é igual a newid() do sql server e cria uma Guid sem as chaves no início e fim. A NewGuid está aí só para demonstração e apresenta guids com as chaves.
Ambas usam o objeto COM Scriptlet.TypeLib e chamam o método Guid.
Eu uso isso quando eu tenho que importar dados de uma planilha excel para um banco de dados qualquer sem usar DTS ou algum programa para isso: faço uma formuleta excel que concatena strings em uma linha fazendo um script de inserts, concateno os valores das células que quero e uso uma guid gerada por essa função como chave primária.
Você pode fazer download dessa planilha aqui guid.xlsm
Have Fun

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Detectar o encoding de um arquivo para não corromper ao transformá-lo

erro "ora-12154: tns: não foi possível resolver o identificador de conexão especificado"

Factory Reset do Samsung Galaxy S