6 maneiras de fazer a mesma coisa, o que é considerado boas práticas?

As vezes tem tantas maneiras diferentes de fazer o mesmo código que nós ficamos na dúvida quanto a qual maneira usar. O que seria considerado "boa prática" pela comunidade e o que sua equipe entenderia melhor. Suponhamos que você esteja trabalhando dentro de um método de um Domain Service chamado UmDomainServiceChique(objetoDoDominio) que será chamado por uma API. Você tem uma regra de negócio chique para ser verificada que por enquanto chamarei de VerificaMinhaRegraChiqueComplexa(). Você chama UmDomainServiceChique(objetoDoDominio) e caso VerificaMinhaRegraChiqueComplexa() retorne true você vai querer que UmDomainServiceChique faça o que tem que fazer e a api retornar Ok 200, caso contrário você quer que a API responda um erro qualquer, tipo BadRequest, e retornar uma mensagem dizendo que VerificaMinhaRegraChiqueComplexa deu ruim. Eu vejo 6 maneiras de fazer isso, gostaria de saber a opinião de outrs devs sobre qual seria a maneira menos gambiarr

Wildcards nos seletores JQuery

O JQuery pode ser usado com Wildcards / Coringas nos seletores.

Queria aplicar uma regra de formatação e validação em todos os campos input onde deveriam ser inseridas datas, no entanto, como é um sistema legado, os elementos html não possuem ID's, ou pelo menos não alguns que eu tenha controle. Também não é possível no meu sistema atual atribuir classes aos elementos sem alterar o software que hera o html.

Minha última opção seria confiar nos seletores jQuery e na propriedade name dos inputs. Uma vantagem é que, na minha aplicação, todos os inputs de data tem o prefixo "dt_" no nome. Tudo que eu precisava era de uma forma de selecionar todos os inputs que começavam com "dt_".

O jQuery permite seletores por tipo de tag e atributo, então para selecionar inputs seria $("input[atributo='valor']"). No entanto não existe apenas o operador "=". Os operadores possíveis são:

*= (contém)
$= (termina com)
^= (começa com)

Então, para selecionar os que começam com "dt_" seria assim:

            //validação para campos data
            $("input[name^='dt_']").keyup(function () {
                if (this.value != this.value.replace(/[^0-9\/]/g, '')) {
                   this.value = this.value.replace(/[^0-9\/]/g, '');
                }
            });

Comentários

  1. Preciso de ajuda num trabalho de programação em python.
    O trabalho consiste em fazer um jogo do flow, usando uma matriz quadrada entre 2 e 7, em que os caminhos não se puderam cruzar

    ResponderExcluir
  2. python não é minha especialidade, mas em que eu posso te ajudar?
    Poste aí o eninciado e as restrições, quem sabe?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

erro "ora-12154: tns: não foi possível resolver o identificador de conexão especificado"

Factory Reset do Samsung Galaxy S

Detectar o encoding de um arquivo para não corromper ao transformá-lo