6 maneiras de fazer a mesma coisa, o que é considerado boas práticas?

As vezes tem tantas maneiras diferentes de fazer o mesmo código que nós ficamos na dúvida quanto a qual maneira usar. O que seria considerado "boa prática" pela comunidade e o que sua equipe entenderia melhor. Suponhamos que você esteja trabalhando dentro de um método de um Domain Service chamado UmDomainServiceChique(objetoDoDominio) que será chamado por uma API.Você tem uma regra de negócio chique para ser verificada que por enquanto chamarei de VerificaMinhaRegraChiqueComplexa().Você chama UmDomainServiceChique(objetoDoDominio) e caso VerificaMinhaRegraChiqueComplexa() retorne true você vai querer que UmDomainServiceChique faça o que tem que fazer e a api retornar Ok 200, caso contrário você quer que a API responda um erro qualquer, tipo BadRequest, e retornar uma mensagem dizendo que VerificaMinhaRegraChiqueComplexa deu ruim. Eu vejo 6 maneiras de fazer isso, gostaria de saber a opinião de outrs devs sobre qual seria a maneira menos gambiarrística de fazer:1) se Ver…

Metaprogramação na Revista Clube Delphi 116

Já está disponível a versão digital da Revista Clube Delphi #116 no site da DevMedia.
Nesta edição há dois artigos de minha autoria: Um sobre Metaprogramação em Delphi (artigo de capa) onde falaremos sobre como criar um aplicativo que interprete scripts em Object Pascal, para customizações feitas pelo próprio cliente. Num outro artigo  abordamos algumas dicas da API e do Registro do windows.

O assunto sobre metaprogramação, em particular, é um tipo de assunto que me interessa muito, seja qual for a linguagem, e eu pretendo publicar outros artigos sobre esse assunto.

Há ainda um artigo bastante interessante do Rafael Stavarengo mostrando como criar um agendador de tarefas OO. (uma coisa que particularmente eu preciso). E vários outros artigos interessantes.

Espero sinceramente que seja útil a todos.

Have Fun ;)

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

erro "ora-12154: tns: não foi possível resolver o identificador de conexão especificado"

Detectar o encoding de um arquivo para não corromper ao transformá-lo

Factory Reset do Samsung Galaxy S